O Site Blog do Valente entrevistou, com exclusividade, o delegado responsável pela operação da Polícia Federal, em parceria com o GAECO do Ministério Público da Bahia, voltada para o combate à lavagem de dinheiro oriunda do contrabando de cigarros do Paraguai em Santo Antônio de Jesus e outras três cidades baianas. Intitulada “Operação Voluta”, a ação foi deflagrada nesta terça-feira (3).
Em Santo Antônio de Jesus, uma residência foi alvo de mandado de busca e apreensão. No total, foram cumpridos oito mandados, também em Feira de Santana, Antônio Cardoso e São Gonçalo dos Campos.
Em entrevista exclusiva, o delegado federal André Rocha revelou que a organização criminosa investigada movimentava valores milionários de forma incompatível com as rendas declaradas. “Empresas de fachada, movimentações financeiras atípicas e fora da compatibilidade com a realidade dos investigados foram identificadas. A operação foi concluída com êxito, mas a investigação continua”, afirmou.
Segundo o delegado, apenas em Salvador foram apreendidas cerca de 130 caixas de cigarros contrabandeados. Também houve apreensão de veículos e documentos, além da identificação de estabelecimentos usados para lavar o dinheiro, como academias de musculação.
SAJ como ponto de transbordo
Sobre a atuação em Santo Antônio de Jesus, André Rocha explicou que a cidade tem sido recorrente em outras investigações por ser usada como base logística de transbordo. “É um local estratégico para armazenar e redistribuir mercadorias. Com a proximidade de cidades com acesso ao mar, como Valença, parte do contrabando pode estar entrando também por via marítima”, disse.
Sigilo e cautela com nomes
Indagado sobre a identidade dos investigados, o delegado ressaltou que, por se tratar de uma investigação em andamento, os nomes não podem ser divulgados. “Não é conveniente divulgar neste momento. Além da proteção à investigação, respeitamos o princípio da presunção de inocência”, declarou.
Valores ainda em apuração
Rocha destacou que os lucros da organização ainda estão sendo calculados, mas já se sabe que a movimentação envolvia milhões de reais. “Ainda há relatórios e diligências complementares em andamento, mas os valores são expressivos”, afirmou. Ele também confirmou que, até o momento, não há indícios de ligação com roubos de carga.
Mín. 17° Máx. 28°