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Moradores relatam dificuldades para emissão de RG no SAC de Santo Antônio de Jesus

Demora nos agendamentos, falta de vagas e relatos de mau atendimento geram queixas crescentes da população.

09/04/2025 às 23h05
Por: Redação Fonte: Blog do Valente
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Arte Divulgação
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Moradores de Santo Antônio de Jesus e região têm enfrentado sérias dificuldades para acessar serviços essenciais no SAC localizado no Shopping Itaguari, especialmente no que diz respeito à emissão da nova carteira de identidade. A alta demanda, a limitação de vagas para agendamento e relatos de mau atendimento têm gerado indignação entre os usuários do serviço.

Na manhã desta quarta-feira (09), a unidade móvel da Rádio Andaiá esteve no local e ouviu queixas de cidadãos que já formavam fila antes mesmo da abertura da unidade. Muitos afirmaram que, mesmo tentando com frequência agendar pelo portal oficial do governo (www.ba.gov.br) ou pelo aplicativo SAC Digital, não conseguem vagas disponíveis para a emissão do novo RG.

A situação foi agravada com a fala do morador Renato Lima, que, segundo ele, viajou de Minas Gerais para tentar tirar o documento em sua cidade natal, mas saiu do SAC “constrangido e decepcionado”. “As funcionárias tratam a gente como se estivesse pedindo esmola. Ficam sentadas, de cara fechada, e só dizem não. É uma humilhação”, desabafou o ouvinte em mensagem enviada à emissora.

Renato também sugeriu que a gestão local organize um mutirão para a emissão de RGs em praças públicas, como forma de reduzir a sobrecarga do SAC e facilitar o acesso da população ao documento essencial. “Uma cidade com mais de 100 mil habitantes não pode depender apenas de um canal de atendimento para um serviço tão importante”, pontuou.

Além da lentidão nos agendamentos, há queixas sobre a falta de empatia no atendimento, especialmente com pessoas que vêm de outras cidades ou que não têm familiaridade com o uso de tecnologia para agendamentos online.

A emissão do novo modelo de RG, que se tornou obrigatório em vários contextos, como contratação de trabalho e renovação de documentos, tem impulsionado a procura, mas a estrutura disponível não tem conseguido atender à demanda crescente.

A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) informa que os cidadãos podem formalizar suas queixas e sugestões por meio da Ouvidoria Geral do Estado, pelo telefone 0800 071 5353. Ainda assim, moradores pedem providências urgentes por parte do governo estadual para garantir mais eficiência e respeito no atendimento.

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