O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou à Secretaria de Serviços Públicos de Santo Antônio de Jesus, nesta terça-feira (11), o plantio e a manutenção das áreas verdes nas praças Padre Matheus, São Benedito e Tiro de Guerra, após danos ambientais identificados em inspeções realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente (SEDEMA). O município já havia sido alvo de um inquérito civil em 2015, que investigou a supressão indevida de vegetação arbórea na região.
De acordo com as informações do MP, as inspeções indicaram a necessidade de ações específicas em cada uma das praças. Na Praça do Tiro de Guerra, é necessário o plantio de árvores de pequeno porte e arbustos. Já na Praça São Benedito, as intervenções incluem a substituição de um Nim indiano e o plantio de novas árvores. Na Praça Padre Matheus, será necessária a troca de exemplares de Nim indiano e Jacarandá mimoso, além da substituição de árvores mortas ou em declínio.
Ainda segundo informações, o MP-BA teria enviado ofícios à Secretaria de Serviços Públicos, mas não obteve resposta. Por isso, a instituição exigiu um cronograma das ações em até 20 dias, com o alerta de que, caso o prazo não seja cumprido, poderão ser adotadas medidas administrativas e judiciais para garantir a recuperação das áreas verdes.
Mín. 20° Máx. 33°