O segundo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos desde o início do novo governo de Donald Trump pousou no Aeroporto de Fortaleza na tarde desta sexta-feira (7), às 16h06.
Conforme apuração da jornalista Isabela Camargo, da GloboNews, os passageiros desembarcaram sem algemas. No entanto, a secretária de Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, afirmou que eles viajaram algemados nas mãos e nos pés, sendo liberados apenas ao chegarem ao Brasil.
A aeronave trouxe 111 brasileiros, incluindo homens, mulheres, adolescentes e crianças. Após a polêmica envolvendo o voo anterior, em janeiro, quando os deportados desembarcaram algemados durante uma conexão em Manaus, foi decidido que este pousaria em Fortaleza, um dos destinos brasileiros mais próximos dos EUA. A escolha visou reduzir o tempo em que os passageiros permaneceriam algemados durante a viagem, prática padrão adotada pelo governo americano.
Parte dos repatriados é originária de Minas Gerais, estado onde, anteriormente, os voos fretados com deportados dos EUA costumavam aterrissar. Agora, a Força Aérea Brasileira (FAB) ficará responsável pelo deslocamento de Fortaleza até o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, com decolagem prevista para as 18h30 desta sexta-feira.
O avião partiu de Alexandria, no estado da Louisiana, fez uma escala técnica em Porto Rico e seguiu diretamente para a capital cearense. Este é o segundo voo com imigrantes deportados enviado pelos EUA desde o início da nova gestão de Trump. Nos últimos dias do governo de Joe Biden, em 10 de janeiro, uma aeronave semelhante já havia trazido um grupo de deportados ao Brasil.
Mín. 20° Máx. 33°