Sexta, 21 de Março de 2025
24°

Tempo nublado

Santo Antônio de Jesus, BA

Brasil Brasil

Brasil resgatou mais de 65 mil pessoas em situação análoga à escravidão nos últimos 30 anos

O levantamento abrange dados desde 1995, quando o Brasil reconheceu oficialmente a existência de formas modernas de escravidão

28/01/2025 às 23h36
Por: Redação Fonte: Metro1
Compartilhe:
Foto: Divulgação/MTE
Foto: Divulgação/MTE

Nos últimos 30 anos, aproximadamente 65,6 mil pessoas foram resgatadas de situações de trabalho análogo à escravidão em mais de 8,4 mil operações fiscais realizadas pelo governo federal. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (28) pelo Ministério do Trabalho.

O levantamento abrange dados desde 1995, quando o Brasil reconheceu oficialmente a existência de formas modernas de escravidão. A partir de 2003, as vítimas passaram a receber mais de R$ 155 milhões em direitos trabalhistas e rescisórios, uma vez que o seguro-desemprego para trabalhadores resgatados foi criado apenas naquele ano, impossibilitando o cálculo de valores anteriores.

Os resgates são conduzidos pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel, sob a coordenação do Ministério do Trabalho, com o apoio das unidades regionais espalhadas pelos estados. Somente em 2024, a Inspeção do Trabalho realizou 1.035 operações específicas para combater o trabalho em condições análogas à escravidão. Essas ações levaram ao resgate de 2.004 trabalhadores em condições degradantes. Já em 2023, o número ultrapassou 3,1 mil pessoas, marcando o maior volume de resgates dos últimos 14 anos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários