Será lançado em Santo Antônio de Jesus no dia 11 desse mês o documentário ‘Orfãos do 11 de Dezembro’. O filme aborda a história de Alex da Conceição dos Santos, diretor e participante da obra, que é órfão da explosão da fábrica de fogos, ocorrida em 1998. Ele narra a trajetória de jovens que ficaram órfãos após esse trágico incidente, que vitimou 64 pessoas.
Ao Tribuna do Recôncavo, Alex falou que teve a iniciativa de realizar esse documentário para alertar as novas gerações da sua cidade e de outras regiões sobre os perigos do trabalho em fábricas de fogos, tanto para adultos quanto para crianças.
‘Foram muitas as vítimas e mortos nessa tragédia. Meu envolvimento com o tema não se limita à mera curiosidade; é também pura revolta. A lentidão da justiça brasileira, que levou o caso a ser julgado pela Corte Internacional dos Estados Unidos, reforça essa revolta. Resolvi fazer este documentário de média-metragem’ para que a quarta geração do instituto compreenda essa tragédia e continue lutando por justiça’, disse.
O documentário “Orfãos do 11 de Dezembro” vai estrear no dia 11.12.2024, às 20 horas, no Auditório Milton Santos, na UNEB, Campus V. O filme, que faz parte do TCC – Trabalho de Conclusão do Curso de História de Alex, tem a direção do próprio Alex, orientação do Professor Me. Johny Guimarães da Silva e a produção de Tau Tourinho, Vagner Rodrigues e Alex.
Organização: UNEB Campus V, Papa JACA e Instituto 11 de Dezembro.
Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo | Web Jornalista – MTE 5709/BA.
Mín. 21° Máx. 32°