Alguns moradores de Bom Jesus da Lapa estão sem água há oito dias, agravando as dificuldades da população em meio à onda de calor. De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) em apuração feita pela TV Oeste, a falta de água foi provocada por uma ruptura em uma antiga rede adutora, que já passou por reparos.
O diretor da instituição informou que em alguns bairros o abastecimento pode levar até dois dias para ser completamente restabelecido.
Ainda de acordo com o SAAE, estão sendo disponibilizados caminhões-pipa para atender as regiões mais afetadas. A demanda elevada de água também tem dificultado a distribuição nos bairros mais altos da cidade, já que o consumo aumentou cerca de 30% devido ao calor intenso.
Moradores que ainda enfrentam problemas de abastecimento podem entrar em contato com o SAAE pelos telefones (77) 3481-4710, (77) 3481-4719 ou pelo WhatsApp (77) 98824-0999.
A Bahia enfrentou uma intensa onda de calor que atingiu mais de 160 cidades entre esta sexta-feira (11) e domingo (13). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade poderá cair para níveis entre 20% e 30%, quando o ideal para o bem-estar humano é entre 50% e 60%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Municípios como Barreiras, no oeste, registraram temperaturas entre as mais altas do Brasil nas últimas 24 horas, alcançando 40,5 °C. Além disso, várias cidades localizadas no norte do estado, como Juazeiro e Miguel Calmon, e na Chapada Diamantina, incluindo Mucugê, Lençóis e Morro do Chapéu, também estão na lista de alerta.
Mín. 20° Máx. 34°