Construída em 1885, a ponte tem grande valor histórico e cultural, ligando as cidades de Cachoeira e São Félix. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1971, a responsabilidade pela manutenção do equipamento é da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), concessionária administrada pela VLI. A FCA pode deixar de ser a responsável pela ferrovia em 2026, quando termina o contrato de concessão.
Construída em 1885, a ponte tem grande valor histórico e cultural, ligando as cidades de Cachoeira e São Félix. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1971, a responsabilidade pela manutenção do equipamento é da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), concessionária administrada pela VLI. A FCA pode deixar de ser a responsável pela ferrovia em 2026, quando termina o contrato de concessão.
O equipamento passou por momentos críticos em junho de 2022, quando um trem carregado de óleo diesel descarrilou sobre a ponte, forçando a interdição do local por uma semana. Desde então, a situação estrutural da ponte, que já era alvo de preocupações, se tornou ainda mais delicada, motivando a atuação do MPF.
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