Terça, 21 de Janeiro de 2025
22°

Tempo nublado

Santo Antônio de Jesus, BA

Cidades Valença

Sesab registra primeira morte por frebre Oropouche na Bahia em Valença; segundo óbito é investigado

Paciente era da cidade de Valença, no baixo sul do estado, e tinha 24 anos. Caso investigado é de Camamu, na mesma região.

17/06/2024 às 20h58
Por: Redação Fonte: G1
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) registrou a primeira morte por Febre Oropouche no estado, nesta segunda-feira (17). A paciente era uma mulher de 24 anos, moradora de Valença, cidade que fica a 123 km de Salvador.

A morte aconteceu em março deste ano, mas só foi divulgada nesta segunda, porque diversos exames precisaram ser feitos para que a causa do óbito fosse confirmada. Mais detalhes sobre o quadro de saúde da paciente não foram detalhados nem pela pasta nem pela prefeitura de Valença, que adiantou que a jovem residia na zona rural.

Uma segunda morte por Oropouche está em investigação. O paciente tem 21 anos e o caso foi registrado em Camamu, cidade a 72 km de Valença.

 

"São dois casos de pessoas jovens, saudáveis, sem comorbidades. Isso foi o que nos chamou ainda mais atenção", afirmou o infectologista Antônio Bandeira, que faz parte da vigilância estadual.

Bahia enfrenta surto da febre Oropouche — Foto: Flávio Carvalho/WMP/Fiocruz

Bahia enfrenta surto da febre Oropouche — Foto: Flávio Carvalho/WMP/Fiocruz

Ainda segundo o médico, até o momento não havia nenhum relato de morte por Oropouche na literatura. Os primeiros casos da doença na Bahia foram registrados neste ano.

De acordo com a Sesab, o estado enfrenta um surto da doença. Desde março já foram confirmados 691 casos, em 48 cidades. As primeiras ocorrências foram em Valença, onde o primeiro óbito foi registrado, e em uma cidade vizinha, Laje.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários