Nascido em 1908, o baiano Joaquim Bispo da Conceição completou 116 anos de vida na última quarta-feira (15). A celebração aconteceu no último domingo (19), junto a amigos e parentes na casa dele, no povoado de Barcelos do Sul, em Camamu, cidade localizada no sul do estado.
Cheio de vitalidade, o aniversariante teve quatro filhos e outros 52 descendentes: 29 netos; 15 bisnetos; e oito tataranetos.
"As pessoas olham pra ele e nem pensam que ele tem essa idade", disse Maria Domingas dos Santos, uma das filhas de Joaquim, ao g1.
"Graças a Deus, ele vive bem. Não é um homem doentinho. Não tem diabetes, não tem colesterol [alto], não tem anemia, não tem nada. Quando acha, ainda cai na farra", completou.
A família de Joaqueim organizou uma festa para celebrar a saúde no sítio onde vive. Amigos e outros parentes participaram do momento, no último final de semana.
O Censo de 2022, divulgado no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que a Bahia era o estado brasileiro com o maior número de pessoas centenárias.
Até aquele ano, o estado tinha 5.336 pessoas com 100 anos ou mais vivendo em terras baianas. São dados que refletem o índice de envelhecimento da população em algumas cidades.
Em cinco municípios, chegava a ter mais idosos do que crianças. Foi o caso constatado em Abaíra, Jussiape, Jacaraci Guajeru e Ibiassucê.
Mín. 19° Máx. 31°