Domingo, 08 de Dezembro de 2024
23°

Tempo limpo

Santo Antônio de Jesus, BA

Tecnologia Tecnologia

Foz do Iguaçu instala biodigestores em escolas e comunidades

Foz do Iguaçu instala biodigestores em escolas e comunidades vulneráveis para transformar resíduos orgânicos em biogás e biofertilizante.

15/05/2023 às 13h25
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Prefeitura de Foz do Iguaçu
Prefeitura de Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu, no Paraná, vem investindo na gestão dos resíduos orgânicos alimentares por meio da instalação de biodigestores da HomeBiogas em escolas e comunidades vulneráveis. Atualmente, a cidade possui 30 sistemas instalados em todo o município, e a previsão é de que até julho de 2023 sejam 100 equipamentos em pleno funcionamento.

Os biodigestores instalados são capazes de transformar os resíduos orgânicos alimentares em biogás, que é utilizado para cozinhar, gerando economia para a escola e contribuindo para a segurança alimentar dos alunos. Além desse recurso, o equipamento converte resíduos orgânicos em biofertilizante líquido natural, utilizado em áreas verdes e hortas escolares, auxilia no aprendizado sobre a produção de alimentos, fortalece o solo e potencializa a produção de vegetais. Segundo o Eng. Agrônomo, Luiz Cremonini, "o biofertilizante gerado pelos biodigestores fornece nutrição de macro e micronutrientes, melhora a estrutura e a biologia do solo promovendo uma fonte contínua e sustentável para a fertilização das hortas, sem necessidade de recursos químicos/minerais".

Em comunidades vulneráveis, os biodigestores substituem a lenha e/ou o carvão, ainda muito utilizados para cozinhar, garantindo a segurança alimentar e contribuindo para a redução do impacto ambiental causado pelo descarte incorreto dos resíduos orgânicos alimentares. O biofertilizante líquido natural é utilizado em hortas e plantações nas comunidades, incentivando a agricultura urbana e o consumo de alimentos saudáveis. 

De acordo com Carlos Almeida, Gestor Ambiental e Mestrando em Sustentabilidade, "um dos principais desafios do Brasil é a gestão adequada dos resíduos orgânicos. Em média, 50% de tudo o que é produzido no país é orgânico e poderia ser convertido em benefícios, como a energia renovável, ao invés de ser enviado aos aterros sanitários, o que resulta na contaminação da atmosfera, do solo e do lençol freático. Além dos impactos ambientais, a exposição às fumaças tóxicas resultante da queima da lenha ou carvão acarreta em diversos malefícios à saúde humana, um problema que pode ser corrigido com o uso do biogás para cozinhar".

O projeto de instalação dos biodigestores da HomeBiogas em Foz do Iguaçu atinge 13 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. O prefeito Chico Brasileiro destaca a importância da iniciativa para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável do município. "O uso dos biodigestores é uma ação que traz benefícios para a cidade como um todo. Além de gerar energia limpa, contribui para a educação ambiental e multidisciplinar nas escolas, promove a segurança alimentar nas comunidades vulneráveis e colabora com a gestão consciente dos resíduos orgânicos", afirmou o prefeito.

Leandro Toledano, CEO da BioMovement, empresa que representa com exclusividade esta tecnologia no país, endossa a importância de uma tecnologia disruptiva na educação para que as crianças aprendam na prática sobre os cuidados com o meio ambiente. Ele afirma: "Nossa missão é levar dignidade, qualidade de vida e resiliência a quem não tem, tornando o mundo mais justo e solidário, ambientalmente correto, socialmente colaborativo e economicamente viável".

Sustentabilidade é uma prioridade para a nova geração de alunos da rede municipal de ensino em Foz do Iguaçu, e no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Nidia Benitez, na Vila Solidária, isso se tornou uma realidade prática com a instalação do HomeBiogas. A unidade já separava seus resíduos e, com a adição do biodigestor, a destinação correta dos restos de alimentos passou a ser eficiente e eficaz. Agora, em vez de descartar os resíduos orgânicos, eles são transformados em biogás para a cozinha e biofertilizante, que podem ser reaproveitados dentro da própria escola. Essa iniciativa é um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada para promover a sustentabilidade, economia e conhecimento em escolas e comunidades. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários