SAJ Net - Quem Ouvir, Curti!
Sexta, 23 de Outubro de 2020 08:01
+55 75 98101-1001
Carros Carros

Ministério Público pede à Justiça recall de 1,2 milhão de Chevrolet Onix no Brasil

A ação prevê reforços estruturais em todas as unidades vendidas entre 2012 e 2018. Para a General Motors, o carro sempre atendeu as especificações legais.

18/09/2020 10h29
Por: Redação Fonte: G1
Foto: Divulgação/Latin NCap
Foto: Divulgação/Latin NCap

O Ministério Público Federal entrou com uma ação que pede à Justiça o recall de 1,2 milhão de unidades do Chevrolet Onix no Brasil, alegando insegurança após o modelo ter zerado em um teste de impacto lateral em 2017, no Latin NCap.

A ação civil pública é movida em conjunto com o Ministério Público de Minas Gerais contra a General Motors e o Denatran (responsável por liberar a comercialização de um veículo no país), determinando que a empresa realize reforços estruturais em modelos fabricados de 2012 a 2018.

Para o procurador da República Cléber Eustáquio Neves, "o modelo comercializado no Brasil não cumpre a regulação de proteção contra impacto lateral básica das Nações Unidas [UN95], sendo que o modelo equivalente da GM vendido na Europa e nos Estados Unidos tem resultados muito melhores de segurança do que o disponibilizado em nosso país".

"O que se percebe é que, desde 2012, a GM do Brasil colocou no mercado brasileiro veículo impróprio e inadequado para uso, que contribuiu e ainda contribui para a ocorrência de inúmeros acidentes com consequências irreversíveis", diz o comunicado do MPF.

Ao G1, a General Motors do Brasil disse que o carro sempre atendeu todas as especificações legais de segurança veicular exigidas no Brasil e que obteve 3 estrelas quando foi lançado.

A montadora disse ainda que o resultado de zero estrela só veio após uma mudança de protocolo do Latin NCap, mas que isso aconteceu quando o carro já estava sendo ajustado para atender às novas regras do órgão e, por isso, recebeu 3 estrelas novamente quando foi testado em janeiro de 2018.

Chevrolet Onix fica com zero estrelas em teste de colisão
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
--:--/--:--
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Chevrolet Onix fica com zero estrelas em teste de colisão

 

Mudança após 2018

 

O Ministério Público também justifica a ação alegando que a fabricante alterou a estrutura do Chevrolet Onix após o teste com resultado de zero estrela. Com a mudança, o modelo passou a ter 3 estrelas.

"É evidente que a montadora sabia da periculosidade que esses automóveis proporcionam aos seus proprietários, e foi por essa razão que alteraram suas características, para que fosse minimamente resistente a impactos laterais", disse o promotor de Justiça Fernando Martins.

O promotor diz ainda que os modelos continuam oferecendo riscos, já que seguem circulando pelas ruas brasileiras.

Chevrolet Onix muda e nota em teste de colisão sobe para 3 estrelas
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
--:--/--:--
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Chevrolet Onix muda e nota em teste de colisão sobe para 3 estrelas

 

Pedidos

 

Além dos reparos nas unidades vendidas, a ação pede ainda que a Justiça Federal determine a realização, pela General Motors, da convocação do modelo pela imprensa.

Outro pedido é para que a União, pelo Contran e Denatran, altere a legislação de segurança veicular para os padrões da ONU (UN95).

O Ministério Público também pediu que o Denatran apresente, em até 90 dias, um laudo técnico apontando se o Onix foi fabricado em conformidade com os projetos apresentados pela fabricante e aprovados pelo órgão.

Veja abaixo a resposta da General Motors do Brasil na íntegra:

A GM esclarece:

 

  1. O carro foi avaliado em 3 estrelas quando foi lançado;
  2. O Latin NCAP mudou o protocolo e testou novamente com o resultado de 0 estrela, em maio de 2017;
  3. Isso aconteceu quando o carro já estava sendo ajustado de acordo com nosso planejamento;
  4. Na sequência, janeiro de 2018, o carro foi testado novamente e se tornou de novo 3 estrelas;
  5. Portanto o carro não foi 0 estrela no período 2012 a 2018;
  6. O carro sempre atendeu todas as especificações legais de segurança veicular exigidas no Brasil.
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Coluna Carros
Sobre Coluna Carros
Santo Antônio de Jesus - BA
Atualizado às 07h45 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 30°

24° Sensação
20 km/h Vento
59% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 30°

Sol e Chuva
Domingo (25/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol e Chuva