SAJ Net - Quem Ouvir, Curti!
Quarta, 08 de Dezembro de 2021 15:06
+55 75 98101-1001
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Relator apoia isenção de contribuições previdenciárias para comunidades terapêuticas; acompanhe

Marina Ramos/Câmara dos Deputados Marco Bertaiolli, relator do projeto de lei O relator do Projeto de Lei Complementar 134/19, deputado Marco Ber...

24/11/2021 23h15
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Marco Bertaiolli, relator do projeto de lei - (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)
Marco Bertaiolli, relator do projeto de lei - (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

O relator do Projeto de Lei Complementar 134/19, deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP), recomendou há pouco no Plenário a inclusão das comunidades terapêuticas entre as entidades que podem ter isenção de contribuições previdenciárias. O benefício fiscal foi introduzido em emendas do Senado ao projeto.

"São as únicas entidades hoje em quantidade que se dedicam ao tratamento de dependentes químicos. Em todos os nossos municípios, acompanhamos o trabalho de entidades que se dedicam ao acolhimento que não é comportado pelo poder público. Seria uma injustiça não permitir que as comunidades se credenciassem para ter a certificação de entidades beneficentes de assistência social", afirmou.

A certificação (Cebas) é necessária para obter isenções de contribuições sociais.
Bertaiolli explicou que o projeto vai criar um marco regulatório para entidades filantrópicas de assistência social, saúde e educação. "É um divisor de águas", comentou.

Abusos
A líder do Psol, deputada Talíria Petrone (Psol-RJ), manifestou ser contra a inclusão das comunidades terapêuticas na proposta. Ela observou que inspeções do Ministério Público e de conselhos de Psicologia detectaram abusos em pelo menos 16 comunidades terapêuticas com trabalho forçado e tortura. "Não estou generalizando, mas há dificuldade de controle sobre o que acontece na maioria dessas instituições", apontou.

O relator rebateu o argumento. "Entendo a posição de fiscalizar as exceções. Mas não podemos legislar para as exceções", ponderou Marco Bertaiolli.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Terapêuticas, o deputado Eros Biondini (Pros-MG) negou que haja desvios nessas instituições. "Conhecemos comunidades em todos os estados. Não existe trabalho escravo ou maus-tratos. Instituições que fazem isso não podem ser consideradas comunidades terapêuticas. A própria Confederação das Comunidades Terapêuticas é a primeira a fiscalizar e exigir o cumprimento das normas", declarou.

Recursos
Eros Biondini calcula que quase 2 mil comunidades terapêuticas tratam cerca de 100 mil dependentes químicos em recuperação. Ele afirmou que outros países seguem o modelo brasileiro de tratamento de dependentes, como Portugal e Rússia.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) afirmou que o benefício fiscal vai retirar recursos públicos que poderiam ser destinados a residências terapêuticas, centros de convivência e Centros de Atenção Psicossocial (Caps). "Precisamos fortalecer a rede pública. São instrumentos que permitem cuidar com liberdade, com a comunidade e com relações familiares", defendeu.

Já o deputado Francisco Jr. (PSD-GO) afirmou que as comunidades terapêuticas trabalham na maioria com voluntários e prestam um serviço próprio do governo. "O Estado deve reconhecer o papel das entidades. Não temos capacidade de investir, e as entidades socorrem o povo mais necessitado", defendeu.

Mais informações em instantes

Assista ao vivo

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santo Antônio de Jesus - BA
Atualizado às 14h47 - Fonte: Climatempo
28°
Pancada de chuva

Mín. 20° Máx. 31°

29° Sensação
23.1 km/h Vento
61.8% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (09/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 30°

Sol e Chuva
Sexta (10/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.